Cuidar é essencial

O corpo humano funciona como um todo, e se uma parte dele está doente, todos os demais órgãos vitais podem ser afetados, e isso não é diferente quando se pensa na saúde gástrica. Cuidar da saúde de todo o sistema gastrointestinal é essencial para manter a qualidade de vida.

Quais são os órgãos que compõem o sistema gastrointestinal?

O sistema gastrointestinal é composto por todos os órgãos que auxiliam no processo de entrada e saída dos alimentos no corpo humano, como boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus, e eles são órgãos sensíveis à qualidade da alimentação, podendo sofrer lesões, irritações, inflamações e até mesmo estimulando o desenvolvimento de doenças como Crohn, Úlcera e retocolite.

Essas e outras doenças podem ser prevenidas com cuidados no dia a dia, tais como:

Faça um acompanhamento com nutricionista

Para garantir a saúde do seu corpo como um todo, é importante investir em uma alimentação saudável, equilibrada e balanceada, que prevenirá o risco de obesidades e doenças gastrointestinais.

Coma alimentos ricos em fibras

O consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas, cereais e leguminosas, colaboram com a saúde do sistema gastrointestinal ao estimular a produção de proteínas benéficas para o organismo como um todo e também impedirem a constipação intestinal.

Além disso, as fibras ajudam a fortalecer as paredes do estômago, prevenindo irritações. 

Corte frituras, refrigerantes e processados

Como dito anteriormente, o sistema gastrointestinal é sensível ao tipo de alimento que consumimos, e muitos deles possuem substâncias nocivas. 

É o caso de alimentos processados, frituras e refrigerantes, repletos de gordura, conservantes, óleo e açúcares que, ao entrar em contato com o sistema digestivo, estimula o surgimento de gastrite, azia e refluxo, ao mesmo tempo em que entopem as veias e artérias, prejudicando a saúde como um todo.

Se hidrate

A Hidratação é essencial para o ser humano, a ponto de a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendar o consumo de 2 litros de água por dia. 

E, como um componente fundamental para regular a saúde do corpo, a água também ajuda no processo de digestão, regulando a acidez estomacal e transportando os nutrientes gerados pelo sistema gastrointestinal.

Assim, procure se manter sempre hidratado, independente da época do ano, se frio ou calor, a água serve mais do que para saciar a sede, ela ajuda a evitar problemas de saúde. 

Cuide da sua saúde emocional

Além da alimentação, o cérebro e a saúde emocional provoca um grande impacto no funcionamento do corpo. Se estamos tristes, estressados, ansiosos, o sistema gastrointestinal sente isso, aumentando a produção de ácidos e prejudicando a digestão dos alimentos, o que, potencialmente, acarreta em problemas como gastrite e úlcera.

Assim, cuidar da sua saúde emocional é essencial para a sua qualidade de vida e uma correta digestão. Procure relaxar, se dedicar a atividades físicas e hobbies prazerosos, se desligando um pouco das fontes de stress e ansiedade.

Voltar para Artigos

ARTIGOS POPULARES

A importância da doação de sangue

20 de novembro de 2019

SonoScape

12 de setembro de 2019

Catálogo GFE

22 de agosto de 2019

NEWSLETTER