Dicas de nutrição para o verão

O verão está chegando, e com o calor, praia e festas, é importante não se descuidar quando se trata da nutrição, permitindo que você aproveite a estação com saúde e qualidade e sem correr riscos com desidratação ou problemas gastrointestinais.

 

Para que você tenha um verão saudável e em paz com o estômago e com a balança, siga essas dicas: 

Se hidrate

A hidratação é essencial para o ser humano, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo mínimo de 2 litros de água por dia, um montante que pode – e deve – ser maior nos dias mais quentes de verão.

 

Beber  bastante água – incluindo de coco e também sucos naturais – ajuda a regular a temperatura corporal e também permite um correto funcionamento do organismo, colaborando com o sistema digestivo e transportando os nutrientes, fortalecendo ainda mais a sua saúde e evitando que você sofra com o calor.

Evite bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados

Ao contrário da água, as bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos até podem dar uma sensação refrescante nos dias mais quentes de verão, mas não trazem benefícios para a saúde, sendo repletos de conservantes químicos e açúcar, aumentando o risco de desidratação e potencializando o desenvolvimento de obesidade. 

Priorize a alimentação natural

É importante que, no verão, você priorize o consumo de comidas leves, que não pesam no estômago e são ricas em vitaminas, fibras, minerais e proteínas, como cereais, legumes e alimentos integrais. 

 

Além disso, o consumo de frutas contribui com a hidratação no verão, principalmente aquelas ricas em água em sua composição, como melancia, melão, abacaxi e laranja. 

Prefira sorvetes de frutas e gelatos

Sorvetes são uma das principais marcas do verão, e é possível aproveitá-lo sem prejudicar a saúde e a hidratação, principalmente optando por sabores de fruta, como picolés de morango, abacaxi, coco e limão.

 

Outra boa alternativa para refrescar nos dias mais quentes são os gelatos: de produção artesanal e com bastante opções de sabores à base de fruta, eles possuem um percentual menor de gordura e dispensam conservantes químicos.

Prefira carnes magras a vermelhas

No verão, prefira comer carnes magras, como peixe e frango, por terem menos gorduraso, elas são mais leves para o estômago, sendo facilmente digeridos, e também combinam bem com os dias quentes de verão, principalmente ao dispensar molhos e outros acompanhamentos calóricos.

Cuidado com a refrigeração de alimentos

No verão, é importante redobrar os cuidados na conservação e refrigeração dos alimentos, principalmente os feitos à base de ovos ou leite, mais sujeitos à desenvolverem toxinas quando submetidos à alta temperatura. 

 

Com esses cuidados, e mantendo o hábito de se exercitar regularmente e ter uma alimentação balanceada, você garante um verão saudável e proveitoso.

Voltar para Artigos

ARTIGOS POPULARES

A importância da doação de sangue

20 de novembro de 2019

SonoScape

12 de setembro de 2019

Catálogo GFE

22 de agosto de 2019

NEWSLETTER