Como estimular o emagrecimento saudável?

Emagrecer com saúde é emagrecer sem sacrifícios ou sem necessariamente seguir dietas radicais que, além de prejudicarem o organismo, atrapalham a autoestima, a motivação e também contribuem com o efeito sanfona, onde todo aqueles quilos perdidos retornam.

 

Isso não acontece quando se fala do emagrecimento saudável, um processo feito sem promessas milagrosas – é impossível perder 15kg em 1 semana com saúde – e com a adoção de novos hábitos que trarão benefícios para a vida toda.

 

É possível estimular o emagrecimento saudável com a adoção de hábitos como:

Comer mais devagar

Comer devagar permite que você saboreie melhor o que está comendo, sentindo o gosto do alimento, e também contribui com a sensação de saciedade, dando tempo para o seu estômago avisar o cérebro que a quantidade de comida ingerida já é suficiente.

 

Assim, você consegue comer menos, mas com mais prazer, e isso contribui com um emagrecimento saudável e de qualidade.

Beba água

A Organização Mundial da Saúde recomenda que um adulto beba cerca de 2 litros de água por dia, e os efeitos deste hábito são inúmeros, inclusive refletindo em um emagrecimento saudável, reduzindo a retenção de líquidos e aumentando a sensação de saciedade.

Se movimente

Outro hábito que estimula o emagrecimento saudável é se movimentar: procure abandonar o sedentarismo e incluir uma atividade física em sua rotina pelos menos 3x por semana, escolhendo uma modalidade que seja prazerosa e divertida, para que você não se desmotive.

 

Ao fazer exercícios físicos com regularidade, você queima calorias, emagrecendo com qualidade ao mesmo tempo em que fortalece o seu corpo, a sua saúde e a mente.

Corte alimentos nocivos para a saúde

Alimentos açucarados, refrigerantes e processados: todos esses são nocivos para a saúde, repletos de sódios, conservantes e outros compostos químicos que, além de contribuírem com peso extra, também potencializam o surgimento de problemas cardiovasculares ou derivados do excesso de peso.

 

Assim, só de cortar esses alimentos da sua rotina, você limpará o seu organismo, desinchando e acumulando menos gordura, o que reflete em um emagrecimento saudável e de qualidade.

Coma alimentos que você gosta

Um dos principais problemas das dietas altamente restritivas é que, muitas vezes, as comidas que sobram não são gostosas, e isso desestimula a pessoa a seguir firme no objetivo de emagrecer, vendo tudo como um sacrifício.

 

Já quando você adota dietas menos restritivas, sem cortar alimentos saborosos para o seu paladar e mantendo o plano alimentar da nutricionista em dia, maiores serão as chances de você não se desmotivar e ganhar o corpo e a saúde dos seus sonhos.

Invista em proteínas e fibras

Inclua em suas refeições alimentos ricos em proteínas e fibras, como aveia e pão integral: além de serem terem  nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, eles possuem digestão mais demorada, prolongando a sensação de saciedade e permitindo que você coma menos sem sacrifícios, o que contribui com o emagrecimento saudável.

 

Coma salada antes da refeição principal

Por fim, comer uma salada antes da refeição principal é uma excelente maneira de estimular o seu emagrecimento saudável, fazendo com que você ingira nutrientes essenciais para o correto funcionamento do organismo e contribuindo com a sensação de saciedade, impedindo que você exagere no prato.

 

Com essas dicas, você conseguirá estimular um emagrecimento progressivo e saudável, com reflexos duradouro na sua saúde, principalmente se você contar com o acompanhamento de um  nutricionista, que será capaz de criar um programa de reeducação alimentar adequado para os seus gostos e rotina.



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