O sistema digestivo faz parte de um todo complexo e de fundamental importância para o funcionamento do nosso corpo, e sua manutenção e saúde aumentam a nossa qualidade de vida, bem-estar e longevidade.
Esse sistema é responsável pela absorção dos nutrientes dos alimentos que consumimos e os órgãos que compõem esse sistema são os responsáveis pela quebra dos alimentos em partículas menores para que o nosso corpo aproveite melhor os benefícios desses alimentos.
Além disso, o sistema digestivo também é o responsável pela eliminação do material que não digerimos.
Cuidar bem dessa parte tão importante do nosso corpo significa manter a saúde para evitar as principais doenças responsáveis por óbitos no Brasil, segundo um levantamento do Ministério da Saúde.
Doenças como faringite, gastrite, apendicite, infecções intestinais, pancreatite e câncer em diferentes órgãos, como o colorretal.
Para um bom funcionamento do sistema digestório o consumo de cereais é indispensável, além de se tornar uma alternativa muito saborosa e prática na dieta.
As fibras presentes nos cereais alongam o tempo de digestão dos alimentos que consumimos melhorando o desempenho do intestino e a absorção de nutrientes pelo nosso corpo.
As fibras insolúveis que fazem parte desse tipo de alimento aumentam a velocidade intestinal, facilitando seu trânsito, além disso as fibras dos cereais também eliminam toxinas causadoras da prisão de ventre, um grande mal estar que detestamos sentir, não é mesmo?
Quais fibras consumir?
Elas estão presentes no pão integral, nos farelos, nos grãos, nas verduras, nos legumes e nos cereais.
No entanto, recomenda-se o consumo de 25 a 35 gramas por dia para a prevenção de doenças e bom funcionamento do intestino, do contrário elas podem representar a função inversa.
Outro tipo de fibra presente nos cereais é a solúvel, que encontramos na aveia, no feijão, na lentilha e também nas frutas.
Elas se ligam às moléculas de água formando um gel no sistema digestivo e, quando chegam no intestino, auxiliam na absorção de gorduras boas e deixam as ruins de lado, que provocariam, por exemplo, o colesterol.
Além disso, elas também auxiliam no trato da glicose, pois fazem com que os carboidratos sejam digeridos e absorvidos mais lentamente.
Por isso, elas previnem o infarto, o derrame e também controlam a diabetes. Para todos esses benefícios, inclua em sua dieta aveia, milho, cevada, arroz, quinoa e amaranto.
Que todas essas sugestões e informações sejam extremamente valiosas para o enriquecimento da sua dieta e do bom funcionamento do seu sistema digestivo, proporcionando uma vida ainda mais saudável e agradável! Conte conosco para viver bem.