Sua alimentação está diretamente ligada a sua saúde, os alimentos possuem os nutrientes que nosso corpo precisa para funcionar da melhor forma, e não ingeri-los, ou ingeri-los em baixas ou altas quantidades, pode trazer consequências. Sendo assim, tudo o que você ingere será utilizado de forma positiva ou negativa pelo seu corpo.
A má alimentação é hoje uma das principais causas de morte no mundo, sendo responsável por cerca de 11 milhões de mortes ao redor do globo, além de estar ligada a diversas doenças e problemas de saúde, como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, e até mesmo o câncer.
Nosso corpo pode nos enviar sinais que indicam como estamos nos alimentando, quando comemos algo que não nos faz bem, nosso estômago fica pesado e temos a sensação de inchaço, e assim como quando comemos demais, não comer também traz impactos em nossa saúde.
As principais evidências de uma má alimentação são:
- Mau hálito
- Cabelo ralo
- Imunidade Baixa
- Constipação
- Baixa energia / cansaço
- Diarreia
- Apatia ou irritabilidade
- Falta de apetite
E se não tomarmos cuidado e melhorarmos nossa alimentação, ela pode trazer problemas ainda maiores para a saúde, alguns deles são:
- Obesidade e sobrepeso: devido ao consumo excessivo de gorduras, açúcares e proteína;
- Doenças cardiovasculares – como a arritmia, o ataque cardíaco e a pressão alta: principalmente por conta do excesso de sal e sódio na comida;
- Câncer: como consequência do excesso de gordura no organismo, por inflamar partes do corpo e acabar produzindo hormônios em excesso que provocam danos às células;
- Diabetes tipo 2: ligada ao exagero em comidas doces, além de estar relacionada à grande ingestão de alimentos com muita farinha.
A melhor opção, portanto, é ficar atento ao seu corpo e ao que ele quer te mostrar, fazer exames regularmente, além de adotar uma rotina alimentar com mais nutrientes e mais balanceada. Isso não quer dizer que você nunca mais poderá consumir alimentos super calóricos, ou gordurosos, apenas que eles não estarão em maior quantidade em sua dieta.
Se precisar de ajuda, procure um profissional da nutrição, e faça exercícios regularmente.
Lembre-se: sua saúde deve estar em primeiro lugar, e a mudança começa com você!