Idade e alimentação, como continuar saudável com o passar do tempo?

Idade e alimentação, como continuar saudável com o passar do tempo?

Uma boa alimentação, com alimentos saudáveis que proporcionam um bom funcionamento de todo o nosso corpo, deve ser uma prioridade independente da fase da nossa vida ou idade.

A manutenção do bem estar e longevidade está diretamente ligada com o que consumimos em nossas refeições, então devemos sempre estar atentos às informações nutricionais dos produtos que servimos à mesa e também na realização de uma dieta balanceada todos os dias. 

No entanto, é muito simples discutirmos sobre isso na tenra idade em que somos cuidados pelos nossos pais que nos introduzem muitos vegetais, legumes e frutas ou enquanto nossa juventude nos provém forças e disposição para trabalharmos e cuidarmos melhor de nós mesmos.

O verdadeiro desafio está na alimentação que teremos quando estivermos idosos ou nos cuidados que já devemos ter com a dieta de nossos pais, avós ou tios com mais idade.

A idade e a alimentação constituem uma das peças mais essenciais do quebra-cabeça que somos e é por isso que neste artigo pretendemos desvendar os mistérios de como manter uma alimentação saudável mesmo com o avanço da idade.

Fique atento às nossas dicas para garantir um cuidado cada vez melhor com a sua saúde e com a de quem você ama! 

Alimentação na fase adulta

Na vida adulta a rotina acelerada e estressante do trabalho consome nossos dias de maneira que acabamos preferindo ingerir refeições rápidas com quase nenhum nutriente que mantenha nossa saúde em dia e que também sejam generosas nas calorias.

Além das opções erradas no cardápio, muito tempo entre uma refeição e outra declinam ainda mais os índices de boa saúde do nosso corpo, e aumentam os riscos das doenças mais comuns entre as idades de 30 até 60 anos, como a obesidade, a hipertensão e o diabetes. 

Ao mesmo tempo em que nossa dieta decai, também não nos resta quase nenhum tempo livre para a prática de exercícios físicos. Parece que só ficamos com pontos negativos durante a vida adulta, não é? Calma, a solução é mais simples do que você pode imaginar.

Na fase adulta não existem alimentos pré determinados para o consumo que reduzem os riscos de doenças cardiovasculares e demais tipos, mas simplesmente a ingestão frequente de todos os tipos de alimentos naturais e benéficos para a saúde, além do abandono dos alimentos demasiadamente processados. 

Manter uma dieta balanceada significa a maior inserção de alimentos ricos em proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras. Mas você também não deve se esquecer que para o equilíbrio perfeito os alimentos que contém carboidratos e gorduras também fazem parte da dieta da vida adulta em uma quantidade certa. 

Inclua em seu cardápio feijão, arroz, milho, batata, mandioca, tomate, abóbora, laranja, banana, frango, peixes, e com moderação, os óleos, gorduras, sal e açúcar.

Isso irá significar a inserção de alimentos classificados como grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes. 

Passagem para a alimentação na terceira idade

Hidratação: Para a manutenção da saúde dos idosos a hidratação correta se torna o principal aliado. Beber água constantemente é a chave para a longevidade e disposição. 

Alimentos naturais: Cortar os alimentos processados e industrializados da dieta dos idosos contribui e muito para a saúde pois eles cederão espaço para uma dieta rica no que a terceira idade mais precisa: cálcio, ferro, zinco, magnésio, fósforo e vitaminas D, A, C e B12. Não se esqueça também do consumo de fibras, ômega 3 e proteínas. 

Substituição do sal: Para uma alimentação com menos sódio, que é prejudicial para a saúde dos idosos, é muito importante substituir o sal por outros temperos de origem natural. 

O que inserir no cardápio? 

Vegetais folhosos, legumes, produtos marinhos, nozes, cereais, semente de abóbora seca, soja assada, amêndoa, castanha do brasil, semente de girassol, sardinha, tomate, pimentão, couve, repolho, amendoim, leite e derivados, ovos, margarinas, peixes, fígado, cenoura, batata doce, manga, espinafre, folhas de brócolis, limão, laranja, mexerica, caju, goiaba, manga, mamão, morango, kiwi, acerola e carambola. 

Que todas essas sugestões e informações sejam extremamente valiosas para o enriquecimento da sua dieta,  proporcionando uma vida ainda mais saudável! Conte conosco para viver bem. 

×